Como fazer...

 ...Comentários correctamente

Muitos têm dificuldade em comentar nos blogues. Os motivos podem ser variados: pensam que a sua opinião não é importante, que já foi tudo dito, sentem timidez para o fazer ou, simplesmente, não sabem como elaborar um comentário de qualidade.

Outros há que usam e abusam de recursos desagradáveis, às vezes por ignorarem a "Netiquete" (a Etiqueta da Internet).

Por isso, aqui ficam algumas dicas que ajudam quando se quer fazer um comentário. São atitudes simples, mas muito importantes para uma boa participação nos blogues.

-Procure assuntos que lhe interessem, não comente em qualquer publicação só por comentar ou marcar presença.

Tenha em mente que é melhor não comentar em certos casos do que fazer figura de parvo com um comentário sem sentido ou por obrigação. O autor ou autores do blogue vão perceber com certeza.

Em cada comentário deixamos um pouco de nós e mostramos no Mundo virtual - isto é, na Internet - quem somos, como pensamos e o mais importante, como nos expressamos.


- Leia e/ou veja atentamente a mensagem! Se tiver pressa, volte noutra altura, leve em consideração o trabalho que dá fazer um "post" - a publicação de um tema no blogue - e deve, no mínimo, dar-lhe a atenção que gostaria de ter, se fosse feito por si.

Não existe gafe maior do que comentar sem ler. Todos vão perceber e rir-se disso e a sua credibilidade desaparece.


- Depois de ver o "Post" com atenção, reflicta sobre o que ele lhe transmitiu, que mensagem passou e qual a sua opinião sobre o assunto. Comente como se realmente estivesse a conversar com o Autor e explicando-lhe o seu ponto de vista.


- Não comente: "Parabéns pelo post!";  " Está giro!";  "Gostei!";  ou faça Spam (Lixo, publicidade):  "Visitei o teu, visitas o meu?;  "este endereço vale a pena visitar...", etc...

Comente o assunto tratado, é isso que os autores pretendem.
O aceitável são no mínimo 10 palavras. É um bom número para os mais jovens.


- Não explique porque comentou, nem fica bem avisar que está a retribuir uma visita (por exemplo: ao seu blogue, se tiver um).

O autor já sabe. Seja atencioso e comente sobre o assunto publicado.

Aliás, nenhum aviso é bem-vindo, seja de retribuição, promoções, etc.


- Expresse a sua opinião, mas seja sempre educado, mesmo que não concorde com o assunto publicado. Quando temos argumentos poderosos, não é necessário criar conflitos, simplesmente porque discordamos. Isso empobrece o debate.

Muitos acreditam que para discordar é necessário ser grosseiro. Não faça isso! Além de perder a razão o mais certo é que o seu comentário não seja publicado.

Evite comentar como "Anónimo", pois as suas opiniões não terão o devido valor.


- Seja sincero, não adianta dizer que está tudo lindo e maravilhoso se, na sua opinião, não está. Não existe motivo para isso a não ser que queira agradar ao Autor.


- Não seja tímido, nem pense que está a escrever muito. Fique a saber que os comentários são muito bem vindos e os autores gostam de feedback!

A sua opinião é o termómetro de um blogue, e acrescenta muito não só à publicação, como também ao autor da mesma.


- Verifique o Português, veja se tem erros, demasiado calão ou frases sem sentido. Os seus comentários constroem a sua imagem na Blogosfera.

Um erro de vez em quando admite-se como natural, mas se forem muitos... Seja cuidadoso.


10º - Não escreva só em MAIÚSCULAS, é falta de educação. Na Internet escrever só em maiúsculas significa que está a gritar!

---------

Fazendo comentários interessantes, consolida a sua imagem na Internet e ganha o respeito dos outros.

Este texto foi adaptado do seguinte endereço em 26-06-2011:
http://vidarealdasam.blogspot.com/2011/06/como-fazer-comentarios-de-qualidade.html